(41) 3121-3121 (41) 3339-6672 (41) 3285-5050

Dra. Anke Boeving de Bem CRM-PR: 19549 | RQE: 13908 14004

Endocrinologista Curitiba - Endometabolica



Blog de Saúde

Baixa vitamina D no pré-natal pode influenciar as habilidades de linguagem do bebê

Os resultados de um estudo sugerem que os níveis de vitamina D maternos podem estar relacionados com o desenvolvimento neuro-cognitivo do bebê. Níveis insuficientes de vitamina D estiveram associados a duas vezes mais chance da criança apresentar dificuldades de linguagem, em comparação com níveis de vitamina D maternos considerados ótimos.
Este é um estudo inicial e novos dados são necessários para determinar os efeitos da suplementação d evitamina D nas gestantes.

Pediatrics. Published online February 13, 2012.

Leia Mais

A dieta mediterrânea pode ser protetora para o cérebro

Uma alimentação rica em legumes, vegetais, frutas e azeite de oliva e pobre em laticínios, carne vermelha e carne processada pode ser protetora contra doenças vasculares cerebrais. Este é um dado de um estudo preliminar recentemente publicado em revista internacional que corrobora observações prévias de que a dieta mediterrânea está associada a um menor risco de eventos cardiovasculares e morte.

Arch Neurol. 2012;69:251-256.

Leia Mais

O excesso de alimentação está associado a um maior risco de perda de memória

Um estudo demonstrou que o consumir de 2100 a 6000 Kcal/dia pode dobrar o risco de perda de memória em adultos com mais de 70 anos. Os autores demontraram um efeito dose-resposta, ou seja, quanto maior a quantidade de calorias ingerida por dia, tanto maior o grau de disfunção cognitiva. Sempre é válida a mensagem de que um estilo de vida saudável protege tanto o organismo quanto o cérebro, a medida que envelhecemos. 

American Academy of Neurology (AAN) 64th Annual Meeting: Abstract 3431. April 21 - 28, 2012.

Leia Mais

Uso de fibras na alimentação pode auxiliar no controle do diabetes

Um estudo de meta-análise avaliou a relação entre a ingestão de fibras na alimentação e o controle do diabetes tipo 2. Os autores detectaram uma redução média da hemoglobina glicosilada em 0,26% nos pacientes que fizeram uso de fibras alimentares. Apesar de modesta, esta redução permite concluir que a suplementação de fibras pode ser benéfica na melhora do controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2.

J Am Board Fam Med. 2012;25(1):16-23

Leia Mais

Alimentos que mais contribuem para o elevado consumo de sódio

Nove entre dez dos adultos nos Estados Unidos consomem mais sódio do que o recomendado, segundo dados recentemente publicados pelo CDC (Center of Disease Control). Esta estimativa demonstra que a ingestão média de sódio é maior que 3gr/dia, enquanto o recomendado seria de 2,3g/dia ou menos, dependendo do risco do paciente.
Mais de 44% do sódio consumido nos Estados Unidos provém de alimentos como: pão, frios e embutidos, pizza, aves, sopas, sanduíches, queijos, pratos prontos de massa, pratos prontos de carnes e salgadinhos.
Mais de 70% do sódio consumido provém de alimentos comprados prontos.
Estes dados reforçam a necessidade de implantação de estratégias e políticas governamentais que estimulem a redução na quantidade de sal durante a fabricação dos ...

Leia Mais

Novas evidências reforçam a associação de baixa vitamina D e depressão

Um grande estudo publicado recentemente sugere que existe uma associação entre os baixos níveis de vitamina D no sangue e alguns sintomas depressivos, especialmente em pacientes com histórico de transtornos do humor.
Níveis mais elevados de vitamina D foram associados a um menor risco de recorrência da depressão.
Biologicamente, a vitamina D parece ser importante para a manutenção da saúde cerebral e pode estar envolvida na fisiopatologia dos quadros depressivos.
Os autores comentam que a dosagem de vitamina D pode se apresentar como um útil marcador de recorrência em pacientes depressivos, entretanto, novos estudos são necessários para elucidar a natureza da associação aqui demonstrada.

Mayo Clin Proc. 2011;86:1050-1055.

Leia Mais

1/3 dos adultos e 1/6 das crianças americanas são obesos

A prevalência de obesidade nos Estados Unidos permanece elevada. Dados no estudo NHANES de 2009 a 2010 demonstram que 1 em cada 3 adultos e 1 em cada 6 crianças americanas são obesas. Os índices de obesidade cresceram significativamente nos últimos 12 anos principalmente em homens, negros e mulheres latinas. Os autores verificaram, entretanto, que a prevalência de adultos e crianças obesas parece ter estabilizado desde a última análise, realizada em 2007-2008. Esta estabilização na curva de crescimento da obesidade é uma tendência atual em todos os paises industrializados.

JAMA. Published online January 17, 2012.

Leia Mais

Efeitos das mudanças no estilo de vida em pessoas com risco para desenvolver diabetes

A ação mais eficaz na prevenção do diabetes tipo 2 é a modificação do estilo de vida. Um estudo finlandês avaliou os efeitos das modificações de estilo de vida propostas por um único médico (grupo 1) ou por uma equipe multidisciplinar (grupo 2) na prevenção do diabetes tipo 2. As recomendações visavam o controle alimentar com orientações de uma alimentação saudável, a redução do peso >5%, a prática de uma atividade física regular e a eliminação de vícios. Os autores verificaram que os objetivos foram alcançados em ambos os grupos, porvando que pequenas sugestões de mudanças no estilo de vida são suficientes para exercer um bom impacto na prática diária.

Effects of Lifestyle Intervention in Persons at Risk for Type 2 Diabetes Mellitus. Results From ...

Leia Mais

Benefícios da atividade física são independentes do emagrecimento

Praticar uma atividade física regular, assim como manter cuidados para evitar o ganho de peso, são fatores independentes associados a uma redução no risco de desenvolver hipertensão, aumento do colesterol, e outras complicações relacionadas à síndrome metabólica.
Indivíduos que se exercitam regularmente, mesmo que não percam peso, possuem um grande benefício para a saúde. A perda de peso não deve ser o único resultado esperado da atividade física e, esta, não deve ser abandonada caso o emagrecimento não ocorra.
Estes dados são provenientes de um estudo prospectivo publicado em 06.02.2012 no Journal of the American College of Cardiology.


Lee DC, Sui X, Church TS, et al. Changes in fitness and fatness on the development of cardiovascular disease risk ...

Leia Mais

Medicamento para diabetes pode ter efeito anti-tumoral

Uma revisão de dados de pacientes com câncer de ovário demonstrou que mulheres com diabetes, em uso de metformina, apresentaram uma maior sobrevida e menor risco de recorrência da doença do que as mulheres que não usavam metformina. Outros estudos epidemiológicos e pré-clínicos já haviam sugerido que a metformina pode ter um efeito anti-tumoral em diversos tipos de canceres, como os de mama, próstata e cólon. Alguns estudos também demonstraram que a metformina pode melhorar a resposta à quimioterapia em alguns casos. Novas análises prospectivas estão sendo realizadas para esclarecer definitivamente os efeitos da metformina como medicamento preventivo e/ou adjuvante no tratamento de tumores.

Obstet Gynecol 2012;119:61-67.

Leia Mais

Terapia imunomoduladora pode reverter o diabetes tipo 1

Estudos iniciais demonstram que a terapia imunomoduladora poderá reverter o diabetes tipo 1. Um regulador imune derivado de células tronco do cordão umbilical (CB-SCs) pode \\\'educar\\\' o sistema imune de indivíduos com diabetes tipo 1, permitindo com que o pâncreas produza insulina. As pesquisas estão sendo realizadas em animais e \\\'in vitro\\\' na Universidade de Illinois em Chicago e na China. Estudos em humanos estão em andamento e demonstram uma redução na dose de insulina necessária para o tratamento.

BMC Medicine 2012, 10:3.

Leia Mais

A quatidade de calorias exerce maior influência na dieta do que a composição dos alimentos

Um estudo recente comprovou que o excesso calórico dos alimentos exerce uma influência mais importante na gênese da obesidade do que a avaliação de qualquer mistura calórica específica entre proteínas, gorduras e carboidratos. Da mesma forma, a restrição de um grupo alimentar, especificamente das proteínas, pode ser deletéria para a saúde de indivíduos em dieta. As proteínas são fundamentais nas intervenções para redução do peso, possibilitando um aumento do gasto energético basal e manutenção da massa magra corporal.

JAMA. 2012;307:47-55.

Leia Mais

Uso de estatinas reduz o risco cardiovascular e a mortalidade em mulheres

Uma meta-analise publicada em 02/2012 avaliou diversos estudos (total de 141.235 pacientes) envolvendo o uso de estatinas (medicamento que reduz o colesterol) e constatou uma redução significativa nos eventos cardiovasculares e na mortalidade por todas as causas. Este benefício foi demonstrado anteriormente para homens e, agora, também está comprovado para as mulheres. A redução média do risco cardiovascular foi de 19% em mulheres e de 23% em homens. O risco de morte por todas as causas foi reduzido em 10% nas mulheres.

Leia Mais

Medicamento para diabetes aplicado semanalmente é aprovado pelo FDA

Um novo medicamento a base de exenatide, chamado nos EUA de Bydureon, recebeu a aprovação do FDA para o tratamento de diabetes tipo 2. O exenatide (Byetta) e o liraglutide (Victoza) são medicamentos já vendidos no Brasil e são chamados agonistas do receptor GLP-1. Estas drogas mimetizam os efeitos de um hormônio natural do organismo que aumenta a produção de insulina quando os níveis de açúcar se elevam no sangue. A grande vantagem do Bydureon promete ser a sua forma de administração: apenas uma aplicação por semana. Não há previsão para o lançamento do medicamento no Brasil.

Leia Mais

Estudo associou o consumo diário de carne vermelha a um maior risco de infarto

Um estudo acompanhou mais de 84 mil mulheres e 43 mil homens por 22 anos, avaliando as características alimentares. Os resultados de monstraram que o consumo de diário de carne vermelha esteve associado a um risco elevado de infarto cardíaco. Os autores sugerem que a substituição da carne vermelha por outras fontes de proteína podem reduzir em torno de 10 a 17% o risco de infarto, estimulando, desta forma, o consumo de carnes brancas como frango e peixe, além de castanhas e laticínios.

Dietary Protein Sources and the Risk of Stroke in Men and Women.
AuthorsBernstein AM, et al.
Stroke. 2011 Dec 29.

Leia Mais

Primeira Página Página Anterior

Home

Restrito

Endocrinologista Curitiba - Endometabolica


(41) 3285-5050    (41) 3121-3121    (41) 3339-6672    (41)99122-0545 WhatsApp


contato@endometabolica.com.br


Rua Padre Anchieta, 2050
Ed. Helbor Offices Champagnat - Salas 903-907
Bigorrilho - Curitiba - PR
CEP 80.730-000

Copyright © - Endometabolica - 2024 - Todos os direitos reservados